sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

0

RICHELLE COLOCA ALGUNS PINGOS NOS "IS"

Bloodlines
Richelle postou em seu blog um esclarecimento sobre os pensamentos de seus personagens e seus próprios, principalmente sobre a neura de Sydney em relação a seu peso.

Segue texto traduzido por nós:

Recentemente ouvi alguém detonando com o The Hunger Games, dizendo: "Desculpe, eu só não acho certo ter crianças tentando matar uns aos outros como forma de entretenimento na TV". A implicação era de que Suzanne Collins realmente aprovava essas atividades, o que obviamente não é verdade. Ela simplesmente conta uma história, não uma autobiografia, e se de alguma forma, seus livros fazem comentários sobre os extremos, nossa própria sociedade vai para o entretenimento.

De qualquer forma, isso traz à tona algo que eu vejo muitas vezes, essa idéia de que as ações ou os pensamentos dos personagens são as que o autor acredita ser a coisa certa. Claro, alguns autores estão pregando uma mensagem, e sim, sendo compreensível e agradável são importantes nos caracteres. Mas isso não significa que os personagens estão fazendo sempre as coisas certas, ou que eles estão dizendo as coisas certas. Como eu disse, os autores contam as histórias e os personagens falhos são mais interessantes do que os perfeitos.

O que me leva ao meu ponto principal: Bloodlines. Agora, eu vou falar sobre as coisas no livro, e enquanto ele não der nenhum grande spoiler, os puritanos que não leram o livro podem querer pular esta parte. Quando Bloodlines foi lançado, eu recebi alguns e-mails chatos sobre como * EU * estava dizendo que Sydney vestir tamanho 4 (mais ou menos 38 aqui no Brasil) significava que era muito grande. Mas eu não estou dizendo isso. Sydney está dizendo isso. Ela não é "sabe tudo" ou perfeita (apenas muito inteligente), e quando ela se olha no espelho, ela acha que precisa usar um tamanho menor. Isso é verdade? Não, e isso fica claro com base nos comentários que os outros fazem sobre ela. Ela parece ótima, mas ela não se vê dessa forma. Ela só sabe que não se parece com um Moroi (super alto e super magro). E seu pai não está ajudando nesse assunto!

Enquanto eu não gosto de imagens de um corpo não saudável, eu gosto que Sydney tenha essa falha. Ela é incrivelmente atenta sobre o mundo, mas é tão cega quando se trata de si mesma. Muitos de nós somos, infelizmente, em especial com a aparência. Esta é uma questão que será vista várias vezes na série, uma questão que ela terá de trabalhar. Isto significa que você não pode confiar sempre em Sydney para te dizer o que é verdade, o que é certo. Isso não quer dizer que ela está mentindo para você ou que ela não relata os eventos em torno dela corretamente. Mas, ela está contando a história através de seu ponto de vista, e isso toma as formas de suas percepções. Ela é o nosso filtro. Isto é verdadeiro em todos os livros. Você nunca pode confiar em um contador de histórias, mais do que você pode confiar na vida real. Não tome a opinião dos personagens como verdade absoluta - ou como a opinião do autor. :)

Essa é a minha reflexão profunda para este dia frio de neve em Seattle. Na verdade, eu pretendia escrever sobre isso meses atrás, para me certificar de que não haveriam leitores entendendo a mensagem da maneira errada! Bloodlines saiu na semana que meu filho nasceu, e como tantas outras coisas, este post está atrasado. Um dia desses eu vou recuperar o atraso em tudo o que eu quero fazer ... provavelmente quando ele for para a faculdade ...

Bem, realmente é um assunto polêmico, mas não podemos confundir ficção com realidade, correto? Nada como uma boa conversa com seus familiares (pais) para terem seus valores bem claros. Essa é minha, (Liz), opinião ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário