quinta-feira, 12 de setembro de 2013

2

ENTREVISTA COM DANIEL WATERS

As páginas Fangirlish, Page to Premiere e That's Normal se juntaram e fizeram uma entrevista com o íncrivel Daniel Waters, que foi quem escreveu o roteiro de Blood Sisters. Ele é muito engraçado e confessou ser um grande fã dos livros e que já leu todos.


Antes que pudessemos fazer uma pergunta, o roteirista Dan Waters deixou claro que ele sabia que os fãs estavam chateados com algumas coisas que viram no primeiro trailer.

Dan: Desculpem-me pela a estaca de prata, eu sinto muito pela estaca de prata – Eu sei que está um livro adiantado. Não me batam!

Nós não vamos – vamos ser bonzinhos. Na verdade estamos de boa sobre isso.
Dan: É que sabe, é tão chato se no treinamento dela ela não pudesse usar a estaca de prata.

Você recebeu uma grande quantidade de comentários ruins sobre isso?
Dan: Não, não. É engraçado. Meu irmão [Diretor Mark Waters] não leu nada. Ele não tem Facebook. Ele não sabe o que é Tumblr. Ele vive em felicidade e eu não consigo não procurar. E eu amo como [os fãs] reagem – “Mas é errado. Eu vi uma estaca de prata, está errado!”  Como se eu fosse um datilógrafo e tivesse digitado errado. “Espera, espera, eu cometi um erro, o que eu estava fazendo!”

Sendo que essa é uma série para os jovens e com tudo que está acontecendo – você sabe, algumas delas não indo tão bem...
Dan: Algumas delas? Algumas delas?

Eu estou tentando ser positiva aqui! Muito dos comentários dos fãs são porque tomaram muita liberdade com a adaptação. Você está nervoso com isso? Você tomou muita liberdade ou sente que se manteve fiel ao livro?
Dan: Bom sim, mas eu também ouvi pessoas falando do outro lado, que algumas ficaram fieis demais. Mas não se preocupe, eu não acredito nisso. Mas eu acho que tem muitos projetos que me ofereceram como escritor, e os estúdio e produtores chegam a mim e ficam todos, “Hey todas essas crianças gostam disso, mas nós não entendemos, Mas use o titulo e faça o que você quiser.” Para mim isso é horrível. Eu não faria isso com Vampire Academy – apesar de que seria ótimo um novo titulo. Eu não estaria fazendo Vampire Academy se eu não amasse Vampire Academy.
Quando me ofereceram pela primeira vez VA eu ainda não tinha lido os livro, eu fiquei todo “Cara, o que aconteceu, o que aconteceu com a minha carreira? O que vai vir depois Zach e Code no espaço?” Mas assim que li o primeiro livro, eu li todos eles. Agora eu gosto de pensar que eu sou o maior protetor. Todos dizem que sabem isso mas ainda se chocam quando digo para mim mesmo, “Eu vou ouvir os fãs, eu vou respeitas os fãs, mas eu não vou ser a vadia deles.” Tem muita gente ai fora que querem um slide show de quatro horas de cada página do livro, e vão ver enquanto usam uma luva branca e uma prancheta, para ter certeza que cada detalhe é igual ao do livro. Isso não vai acontecer. Eu acho que um filme tem que ser como uma bala e para mim o romance é pólvora. Eu vou tentar colocar o máximo de pólvora na bala mas nem tudo vai entrar. Eu olho para trás e não vejo nada que cortei que me deixa “Ah não. Como eu pude não...” Por exemplo, eu tive que fazer uma conferência de imprensa e eu não colocamos Eddie no primeiro filme, e para mim Eddie simplesmente não é interessante no primeiro livro. Ele deve ter umas cinco linhas. Se você for ficar bravo com isso, você vai ficar bravo com tudo. Mas, eu tentei não tomar liberdades apenas para tomar liberdades. Então não se preocupe, eu não vou colocar um cão falando no filme.

Por que não, ia ser muito legal! (Brincadeira)
Dan: (Risos) É, um cachorro falante!

Você alguma vez começou a escrever e foi olhar os comentários dos fãs. Teve algum momento que os produtores ou a [escritora] Richelle Mead disse “ isso é muito importante” e ai teve que fazer ajustes. Isso aconteceu?
Dan: Richelle é incrivelmente legal. Quase legal demais. Ela não me preparou para a severidade dos fãs. Eu pensei – okay, eu passei no teste do autor do livro, quão ruim pode ser a partir daqui? Eu não tinha ideia. Richelle é um doce. O incrível nela é que ela não é só a criadora do livro, ela é também uma grande fã. O maior elogio que ela pode me dar foi ler o meu roteiro, virando a página, querendo saber o que ia acontecer em seguida. Eu estava tipo, “Você sabe o que acontece depois, você criou o que acontece depois!” Mas, reordenando o material, tornando-o uma espécie de bala, tornou-se algo que a deixou curiosa. O que acho incrível. São as pequenas coisas, como a cena do shopping que vem antes da cena do tornozelo, no script é o contrario. Mas não enlouqueça, fique feliz vocês vão ter as cenas do shopping e do tornozelo! Nesse nível eu estou sendo bem fiel, mas eu reorientei um pouco, não fiquem bravos comigo.
Mas é engraçado – eu aprendi isso: Não mexa na aparência do cara. Eu acho que o rascunho que a Richelle leu Christian era loiro e Jessie era latino. Ela estava quase esmagando a caneca de café na minha cabeça. Ok, nota para mim, não mexa com a aparência dos garotos e nada que tem a ver com romance! Acho que eu o encanto, a cena do colar, um pouco engraçada demais e eu levei. Não tanto da Richelle, mas de outras pessoas que leram os livros e também o roteiro, eles estavam tipo, Ok engraçadinho, não brinca com essa cena.

Mark (Waters, o diretor) tem falado como o humor foi amplificado. Você podia falar sobre colocar mais humor na historia?
Dan: Eu quero acalmar a todos. Eu vou voltar isso um pouco. Meu irmão tem dado essas entrevistas e é tipo “é uma comédia”. Quando eu ouço as palavras vampiros e comédia eu fico com medo.  “Ele é uma dor no pescoço!” faz você pensar em todos os trocadilhos de vampiros e não é – e nunca vai ser- um filme de comédia. Eu acho que nós temos uma sensação. Tem uma coisa muito hilária que a Sarah Hyland faz que eu nem vou falar sobre, mas é em nível de comédia. Além disso, eu acho que nós temos um dialogo um pouco mais aberto.
A grande coisa é que quando eu fiz o filme Heathers, todo mundo estava cansado dos filmes adolescentes do John Hughes e eles sabiam dos clichês. Acredito que estamos na mesma zona com os filmes de jovens adultos e especialmente de vampiros. OK, nós sabemos todos os clichês. E sabe outro escritor ou escritor ia ficar com medo e falar, ah não estamos cansados disso. Mas para mim esse é o momento que pode se divertir. É quando começa ficar interessante, porque você pode começar a bagunçar os clichês. Começa a ficar tipo, “OK, você acha que conhece o filme que está vendo.” Ai é quando pode dar um tapa na cara. Eles acham que sabem o que estão vendo, mas ai você da algo que tem mais camadas e muito mais sombras. Estamos todos cansados de ver filmes que começa com a personagem inocente dizendo, “o que é esse mundo estranho, isso não pode estar acontecendo, mágica é impossível. Mas não existe isso de vampiro!” Eu amo que em Vampire Academy nós pulamos essas falas. Nenhum dos personagens é inocente e são bem frios. Mágia é real, vampiros são reais, vampiros fazendo mágica são reais. É só outro dia de escola, acho que tem um nível de – eu não vou dizer comédia- diversão. Estamos tão familiarizados com os clichês de filmes que o divertido da premissa vai aparecer mais no filme do que no livro.

Voltando para a cena do encanto. Mesmo  a pequena parte que vimos no trailer, fez alguns fãs nervosos. Então quando estava escrevendo, você sentiu pressão para colocar essa cena, mas também sentiu pressão que se colocasse e não ficasse bom você seria crucificado?
Dan: Sim, minhas mãos estão suando agora. Eu não tinha ideia até o teaser sair, e esse foi o filme mais analisado desde o filme Zapruder. Todos foram de cena por cena e eu acho que eles têm que lembrar que é o marketing. Principalmente a abertura é tipo, “Hey!”. A abertura é meio pateta e tentei ser engraçada. Eu vi o trailer e a Jilian que é quem cuida do Facebook, e nós dissemos que os fãs não iam gostar e iam interpretar mal. Ninguém nos ouviu. E isso porque eles queriam aumentar a base de fãs. Mas nós sabíamos.
Por exemplo, há um discurso no teaser que Lissa dá, e não está no livro. Mas é uma espécie de complemento da parte onde a rainha humilha Lissa. E esses discursos reais, confiem, eu juro por Deus que vocês vão gostar! Mas a forma como ele é cortado quando ela diz, "E o sangue é a morte!" Então, todo mundo começa a torcer pelo "sangue é a morte" e eu estava tipo, o que está acontecendo? Eles vão pensar: "Ok, vamos todos ser humanos agora." É muito mal interpretada, e isso é apenas marketing. Por favor, não hesite em perguntar sobre qualquer coisa do teaser, para que eu possa limpar o ar e salvar a minha alma. Salvar-me da cruz! Meu lema é: "você pode vir arrastar meu irmão e eu na rua e despejar gasolina sobre nós e acender um fósforo, se você não gostar do filme, mas não faça, no entanto, por causa de um teaser de um minuto." Por favor, deixem-nos viver até o final da edição.

 Você escreveu o roteiro de Batman Returns, certo? Temos que perguntar o que você acha do Bem Affleck de Batman?
Dan: Coitado do Bem, mas eu estou feliz que estamos tirando a atenção do teaser de Vampire Academy! Bem merece uma pausa. Ele fez Argo e todos o perdoaram, e eles ainda não acreditam que ele seria bom. Eu li algo online que mostrou os comentários sobre o Heath Ledger ser o coringa – tentando acalmar as reações por causa do Bem.

Isso foi no Buzzfeed! WOW, você realmente acompanha tudo que sai online!
Dan: Ah Buzzfeed! Meu irmão é mais chegado ao Facebook, ele não sabe o que é o Tumblr. Eu sou o que fica Ah, oh, eek, ah. Eu, eu sou quem precisa de um tempo. Eu acho que pela falta de sucesso de Beutigul Creatures e The Mortal Instruments, eles vão tentar umas coisas loucas com o marketing. Algumas coisas vão ser legais e outras vão ser idiotas.

Quando você leu o livro pela primeira vez, teve alguma parte que você achou que ficaria incrível nas telonas?
Dan: Bem, eu posso falar em código com vocês por causa dos virgens em Vampire Academy. Há certa cena com uma determinada pessoa e certa pessoa mais jovem na cela no final, onde um monte de coisas vêm juntas. Eu acho que essa é a minha cena favorita, porque é onde os elementos de mistério e os elementos de suspense e elementos do ensino médio meio que se juntam de uma forma que eu acho que é fantástico. E eu sei que houve um grande trabalho nas filmagens também. Seja qual for à raiva que as pessoas têm sobre as liberdades que eu possa ter tomado elas vão ser curadas.
Você sabe - uma coisa que vocês devem sabe e que eu deveria avisá-los sobre, é o principal problema que eu tive na adaptação, e acredite em mim, se eu começar a fazer Frostbite ou Shadow Kiss, esses livros são muito mais fáceis de adaptar. Eles são muito mais simples. Há muita complexidade no primeiro Vampire Academy e eu acho que muito disso tem a ver com o fato de que uma grande parte do livro é na cabeça de Rose. Que eu acho que funciona bem no livro com a escrita de Richelle e você realmente se liga com a Rose. Mas em um filme isso pode ser muito chato e realmente mortal se o personagem principal está narrando o filme inteiro e dizendo que isso aconteceu, e isso aconteceu, e isso aconteceu. Eu acho que um monte de informações que Rose tem que ela mantém de outros personagens – até mesmo do leitor – eu meio que afastei da Rose, para torná-lo mais um mistério em que ela tem que fazer uma investigação mais ativa em si mesma, por exemplo, em vez de saber o que aconteceu com a senhorita Karp imediatamente, ela tem que fazer alguma investigação, o que torna mais interessante como um filme. É por isso que ela está segurando um laptop sob a mesa de Kirova.

Em Vampire Academy,  qual personagem que você deu vida foi seu favorito?
Dan: Para mim, não há como contornar o fato de que Rose é muito impressionante para descrever. As outras personagens femininas que eu fiz como Veronica personagem de Winona Ryder e Selena Kyle Mulher-Gato em Batman Returns- para mim mulheres fortes são tão chatas quanto às fracas. Para mim, você tem que ser mais do que forte, você tem que ser mais interessante do que forte. Rose não é apenas forte, ela pode ser irritante, ela pode ser vulnerável, ela pode ser hilariante, ela pode ser violenta, ela pode ser vulgar, e ela pode ser misteriosa. Eu quero que cada adjetivo do livro e é isso que faz com que ela seja fascinante. Isso é quase uma questão óbvia de responder.
Uma das coisas mais interessantes são os personagens que eu não fiz igual ao do livro. Para mim, eu pensei que tanto o personagem Mia quanto a personagem Natalie eram unidimensional. Elas são muito mais “dimensionais” no meu roteiro. Eu acho que nós tivemos muita sorte com os atores. Sarah Hyland realmente fez algumas coisas interessantes com Natalie e eu acho que você vai ser capaz de assistir a todo o filme uma segunda vez e basta olhar para a expressão e as pequenas coisas que Sarah faz silenciosamente no fundo das cenas e é quase um novo filme. Sami Gayle, que interpreta Mia, ela trabalhou no primeiro dia, teve uma de suas maiores cenas no primeiro dia de filmagem - que é antes de certo soco acontecer e ela trouxe tanta complexidade e as camadas emocionais para Mia, você é fica tipo , "por que eu estou chorando pela Mia?" Foi muito bom porque os outros atores estavam no set, e eu acho que eles estavam com medo, como woah, woah. Tipo, "Isso não vai ser apenas mais um filme jovem adulto! Nós vamos ter que trazer o nosso jogo, não vamos ser capazes de simplesmente caminhar como se estivéssemos no set de Gossip Girl. Isto é vai ser grade." Foi fantástico.

Vocês escolheram um elenco eclético e também jovem, de atores que não são tão conhecidos, mas que tinham potencial. Como Sami Gayle, ela foi incrível em Blue Bloods, Sara Hayland, você sabe, todas as pessoas – você acha que todos os atores capturaram o que escreveu?
Dan: Sim, com certeza, eu acho que não é tão interessante quando você obtém esses atores que já são pré-digeridos. Você sabe como às vezes os fãs sugerem que estes atores - especialmente para Adrian no próximo - e eu fico tipo, sério? Isso é realmente quem você quer ver nesse papel? Você não gostaria de ver alguém que você não está completamente familiarizado com para que possa se surpreender? Eu acho que é muito mais interessante. Eu não gosto de escrever com um ator em mente também, eu acho que o torna chato. Eu só quero trazer à vida os personagens de Richelle do livro. Os atores têm que trazer algo para eles.
Estou muito feliz com o elenco. Mesmo se não forem fisicamente exato, eles têm as mesmas almas dos personagens, o que para mim é mais importante. O que não quero fazer - não que eu tenha algo contra o CW ou MTV - é que todos eles têm o mesmo tipo americano. Para mim, o que era interessante sobre St. Vladimir foi, vamos fazer um lugar onde é este enclave internacional escondido em Montana. Você tem sotaques diferentes, e você tem tipos diferentes de pessoas. Isso torna muito mais atraente e interessante, e muito mais você sabe... isso não é um filme normal do ensino médio.
Mesmo - isso é algo que eu realmente não aprecio quando eu li o livro ou até mesmo na adaptação do roteiro - é que, apenas vendo as pessoas irem para a escola à noite é muito legal. É algo que você não percebe tanto quando você lê o livro! Ele simplesmente dá todo um sentimento diferente. Isso não é algo que você vê todos os dias, você sabe, nós estamos caminhando para o quinto período e não há este luar azul louco brilhando sobre nós. Ele apenas torna muito mais interessante.

Zoey é absolutamente maravilhosa, e uma ótima escolha para Rose. Essa é quem estou mais ansiosa para ver.
Dan:Zoey e eu tivemos nossa própria ligação. Nós nascemos dia 10 de novembro e somos escorpião, o que significa que somos malvados e engraçados. Também, ela é a melhor amiga da melhor amiga da minha filha.  Então sempre soube que ela tinha essa energia com ela. É engraçado, mesmo conhecendo ela, eu nunca pensei nela enquanto escrevia. Foi só quando ela chegou e fez à audição, eu fiquei tipo oh meu deus – eu estava praticamente canalizando a Zoey enquanto escrevia. Ela tem aquela atitude! Claro, eu queria que rose fosse japonesa, mas é por isso que ninguém me ouvia. Tipo, uma garota japonesa de anime! Relaxe, ninguém gostou da ideia.

Quando você está adaptando é bem diferente de quando está escrevendo algo original. Você prefere, ou gosta dos dois igualmente? O que você prefere?
Dan: É realmente um animal diferente. Eu adoro trabalhar com uma página em branco e enche-la de ideias, desenvolver ideias minhas. Isto é, é quase como dois trabalhos diferentes. Algumas pessoas olham para o processo de adaptação como, como posso fazer isso meu? Eu nunca pensei nesses termos. Eu pensei ao longo das linhas de como eu posso transformar o que eu amo sobre Vampire Academy em algo que eu amo como um filme? Era tudo sobre apenas ajudar o material. Richelle era meu sonho de fã! Se eu fizer uma citação de uma citação "ótimo roteiro", mas Richelle não gostasse, eu sentiria como se não tivesse feito o meu trabalho. Eu sou quase um tutor. Eu sou o Dhampir, e o livro de Richelle é o Moroi. Ei, essa foi uma boa resposta por acidente!

Quem mais está apaixonado pelo Dan lindo que ama o Tumblr!!  \o/

2 comentários:

  1. Adooorei a entrevista dele!!
    Além de simpático, ele se mostrou mt mt dedicado ao livro e aos fãs!!
    Simplesmente FODA!

    ResponderExcluir
  2. Também curti muito, esse cara parece ser bem sensato pra fazer o roteiro e representar bem VA. Só me assustou a parte da 'Rose japonesa' HUAIEHAEUIHU
    Taí uma coisa que nunca imaginei

    ResponderExcluir