segunda-feira, 26 de setembro de 2011

0

Resenhão: Série Completa Academia de Vampiros

Achei essa resenha maravilhosa sobre a série Academia de Vampiros, de uma colega blogueira, que assim como eu é viciada em estórias de vampiros.
Seu nome é Lorena e seu site é Pauta Imaginária.com. Entre no link e confira o trabalho dela.

Segue resenha feita pela Lorena:

Já li muita coisa na minha vida, de Simone de Beauvoir até J. K. Rowling! Então, se querem ler este post, NÃO me julguem por ser alienada pelo tema de vampiros. Na verdade, eu havia prometido pra mim mesma que não ia ler mais nenhuma série sobre este assunto, já que atualmente eu já estou lutando pra conseguir acompanhar Southern Vampires (Sookie Stackhouse), Anita Blake, Diários do Vampiro e os livros da Anne Rice!

Mas, o Sr. Submarino resolveu fazer uma DAQUELAS promoções de R$39,90 pelos três primeiros volumes de Academia de Vampiros... Daí, já viu, né? Fui "obrigada" a comprar hehehehe...


QUEBRANDO O MITO
Imagens da graphic novel de Academia de Vampiros que será lançada em breve
A série Academia de Vampiros NÃO tem nada a ver com uma escolinha onde os vampiros são ensinados a morder pessoas, e NEM de longe lembra a saga de Harry Potter. Ponto final.


A autora, Richelle Mead, cria um universo maravilhoso onde os vampiros existem conjuntamente aos dhampirs (raça híbrida entre humanos e vampiros). Existem dois tipos de vampiros: os vivos (Moroi) e os mortos (Strigoi). Achou estranho? Não ache. Toda a história foi baseada em lendas da Transilvânia. Aliás, a autora é uma perita no assunto e precisou estudar muito para ser convincente.

ROSE: A PROTAGONISTA

Rosemarie Hathaway é uma dhampir, e está em treinamento para ser a guardiã de uma Moroi: sua melhor amiga, Vasilisa Dragomir. Enquanto Lissa é emotiva, inocente e delicada; Rose é impulsiva, corajosa e irônica. Dá até raiva ver o tanto de besteiras que ela poderia evitar se não fosse tão desesperada!

Mas, essa é a graça da história. Afinal de contas, estamos CANSADOS de protagonistas chatos e sofredores!

DIMITRI: O GALÃ MASTER

Dimitri tira Rose do sério. Ele é um guardião. Nascido na Sibéria, ele se muda para os Estados Unidos para dar aulas na academia em que a dhampir está sendo treinada. No entanto, Rose é uma aluna terrivelmente impaciente e desobediente. Dimitri está sempre podando os excessos da garota, com seu temperamento frio, metódico e formal. Ele seria um belo chato, se não fosse completamente lindo (e adorável nas horas vagas)...

É impossível conhecê-lo somente pelo primeiro livro. A cada volume a história do cara vai ficando melhor! Se você não desejar morrer ao ler a última frase do terceiro livro, você merece virar um Strigoi! Hahahahah...

LIVRO 1 - O BEIJO DAS SOMBRAS
Não vou postar SPOILERS! Vou apenas dizer o que achei dos livros, para não deixar ninguém bravo comigo!

Em O Beijo das Sombras, a história está apenas se desenrolando, então a autora precisa de bastante espaço para explicar todo o universo de Vampire Academy.

Enquanto os personagens vão surgindo (cada um melhor do que o outro), nós aprendemos sobre Moroi, Strigoi, dhampirs, magia, a realeza, e muito mais!

Neste livro, a trama é bem simples, mas tudo que acontece é muito importante para entendermos os próximos livros. Adoro quando o Christian Ozera aparece!

A única coisa chata é que eu NÃO consigo entender como os Moroi tem nojo de sangue de animais. Como assim, meu povo? Vampiro Lestat se contorce com uma coisa dessas!

A chatice só é compensada pela dose extra de Dimitri em certos capítulos heheheheh

LIVRO 2 - AURA NEGRA

Agora a história começa a ficar boa de verdade! Muitas cenas fora da academia, muita luta, muita ação. Adoro os momentos da Rose com o Mason na estação de esqui.

Fiquei muito brava com a quantidade de loucura que metade dos personagens fizeram, mas a vida é assim, né? Eita povo inconsequente!

Neste livro somos apresentados ao Adrian Ivashkov. Apesar de muita gente idolatrar o cara, eu não consegui achar graça nele até o quinto livro heheheh

E, vem cá... Que tipo de rainha se chama Tatiana? Sei lá... Achei que a escolha não foi boa. Tatiana é nome de gente jovem. A rainha já está ficando gagá de tão velha...

Percebi que neste volume muita coisa é revelada sobre os dhampirs. No livro anterior, a autora precisa explicar muita coisa. Só agora é que podemos compreender o que Rose vai realmente fazer enquanto trabalha como guardiã. Muito legal a explicação sobre as estacas!


LIVRO 3 - TOCADA PELAS SOMBRAS

OMG! Essa capa não tem nada a ver com a história, mas a gente supera porque NÃO dá pra ficar sem ler este livro. É sério. Quem chega até aqui, precisa ler Academia de Vampiros até o final.

A narrativa se torna eletrizante. Eu simplesmente devorei as 384 páginas em um dia!

É um livro cheio de tensão, mistério, amor e dor. Muita dor! Rose está amadurecendo, mas o universo dos vampiros parece conspirar contra o seu bem-estar.

O pior são os sucessivos anti-clímax. Toda hora a autora dá esperança aos nossos pobres corações compulsivos... E aí a gente quebra a cara. Nunca pense que algo não pode ficar pior nessa história!

Quando eu li o último capítulo fiquei em completo estado de choque. Sério! E o pior é que o próximo volume ainda não foi lançado aqui no Brasil. Daí tive que apelar pra um arquivo com tradução de fãs. Só assim eu dormiria feliz!

LIVRO 4 - BLOOD PROMISE
Você não vai acreditar que este livro tem 504 páginas. Afinal de contas, quem se importa com esses detalhes quando a história é completamente dominadora?

Os leitores sofrem e desejam encontrar respostas rapidamente. Enquanto isso, a autora nos apresenta mais e mais personagens! Sem falar em toda a coisa dos alquimistas.

Obviamente é uma tortura esperar pelo final, mas tudo o que aprendemos com as explicações de Richelle Mead é muito importante para os próximos livros.

Fiquei com muita vontade de conhecer a Rússia depois de ler esse volume, sabia?! Dá vontade de comprar uma passagem pra Moscou e sair sem rumo pela Transiberiana!

No último capítulo finalmente temos uma esperança que, talvez, valha a pena! Fica a dica!


LIVRO 5 - SPIRIT BOUND
Mais uma vez tive que recorrer a traduções de fãs. Editoras, vamos publicar esses livros logo, por favor?!

Novamente a capa NÃO tem nada a ver com história e, novamente, nós superamos esse probleminha, porque temos muito mais coisas com que nos preocuparmos.

Agora nós vemos muito mais presença do personagem Abbe Mazur, o que é muito engraçado. Até faz a gente esquecer a parte da narrativa que se passa na corte. Muito chata!

Aliás, falando em coisa chata, eu até comecei a gostar do Adrian. No entanto, o Dimitri é um deus perto dele. #prontofalei

Por falar em Dimitri, apesar de todas as suas qualidades ele parece uma mocinha até quase o final do livro. Atitude, meu rapaz! Atitude!



LIVRO 6 - LAST SACRIFICE

O melhor livro de toda a série, com certeza! E não é só porque temos um final concreto. O fato é que parece um roteiro de filme de espionagem.

Todos os personagens estão muito desenvolvidos, e os cenários são cada vez melhores. A Rose é ótima e está mais corajosa do que nunca.

MUITA AÇÃO, pessoas! Pura ação, aventura, mistério e sedução. (Pareci o locutor do cinema em casa, agora...)

O final é muito surpreendente! Fiquei chocada ao extremo. Alguns personagens são muito ambíguos, mas a gente só descobre no final de tudo.

O livro só é ruim porque acaba. A autora Richelle Mead prometeu que vai escrever um conto com uma pequena continuação da história. Mas, nós queremos mais, tá?

Enquanto isso, estamos órfãos de Vampire Academy.
 
Lembrando que aqui no Brasil os livros são publicados pela Editora Nova Fronteira.
 
É isso, pessoal! Esqueçam Edward e sua pele crepuscular brilhante. TODAS AMAM Dimitri Belikov!

Inclusive a gente né Lorena? hehehe
 
O que acharam? Demais né?
 
Academia de Vampiros está mais e mais conquistando fãs pelo mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário