terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

1

OMG! HOJE É DIA DE THE INDIGO SPELL

Hoje é dia do lançamento de The Indigo Spell, terceiro livro da série Bloodlines.

E para deixar vocês ainda mais instigados, segue o primeiro capítulo em português.

Divirtam-se!!!!



CAPÍTULO 1

ESTA NÃO ERA A PRIMEIRA VEZ que eu fui puxada pra fora da cama para uma missão crucial. Esta, no entanto, era a primeira vez que eu fui submetida a tal linha pessoal de questionamento.

- Você é virgem?


- Huh? – Esfreguei meus olhos sonolentos, apenas no caso de tudo isso ser algum tipo de sonho bizarro que desapareceria.

Minha professora de História, Sra. Terwilliger, inclinou-se e repetiu a pergunta em um sussurro:

- Eu disse você é virgem?

- Um, sim...

Eu estava completamente acordada e olhei inquieta ao redor do corredor do meu dormitório, certificando-se de que ninguém estava por perto para testemunhar essa louca troca. Eu não tinha que me preocupar. Além de uma atendente de mesa com aparência entediada do outro lado da sala, o corredor estava vazio, provavelmente porque nenhuma pessoa mesmo estaria em pé a esta hora da noite. Sra. Terwilliger me acordou com um telefonema cinco minutos atrás, exigindo eu encontrá-la aqui para um assunto de "vida ou morte". Ela me interrogando sobre a minha vida pessoal não era bem o que eu esperava.

Ela deu um passo para trás e suspirou de alívio:

- Sim, claro. Claro que você é virgem.

Eu estreitei meus olhos, incerta se eu deveria ficar ofendida ou não.

- É claro? O que isso quer dizer? O que está acontecendo?

Ela imediatamente retrucou por atenção e empurrou seus óculos de aros de arame até a ponta de seu nariz. Eles sempre estavam escorregando.

- Sem tempo para explicar. Nós temos que ir. – Ela agarrou meu braço, mas eu resisti e fiquei onde estava.

- Senhora, está lá na parte da manhã! - E então, apenas para que ela pudesse entender a gravidade da situação. - Em uma noite de escola. (* esse ficou meio estranho)

- Isto não importa. – Ela virou em direção à atendente de mesa e chamou para o outro lado da sala. – Estou levando Sidney Melrose comigo. Sra. Weathers pode discutir comigo sobre o toque de recolher amanhã.

A atendente olhou assustada, mas ela era apenas alguma estudante universitária que tinha sido contratado para sentar lá durante a noite. Ela não foi párea para a formidável Sra. Terwilliger, com sua estatura alta desengonçada e seu rosto de pássaro. A autoridade real manter as meninas em meu dormitório era o segurança do lado de fora, mas ele simplesmente assentiu de uma forma amigável quando a Sra. Terwilliger passou me arrastando. Isso me fez pensar quantas meninas que ela tinha raptado no meio da noite.

- Estou de pijama. - eu disse a ela. Foi o último protesto que eu poderia oferecer como chegamos a seu carro, que estava estacionado em uma área de incêndio. Ela dirigia um Fusca vermelho com flores pintadas nos lados. De alguma forma, isso não me surpreendeu em nada.

- Você vai ficar bem. - disse ela, pescando as chaves do carro de sua enorme bolsa de veludo.

Em torno de nós, a noite do deserto estava fresca e silenciosa. Palmeiras altas criavam escuras, formas de aranhas contra o céu. Além deles, a lua cheia e um punhado de estrelas brilhavam. Eu passei meus braços em volta de mim, tocando o tecido mole de meu roupão de micro-lã. Debaixo dela, eu tinha um comprido pijama listrado combinado com chinelos macios beges. O conjunto funcionou bem no meu quarto aconchegante, mas não era exatamente prático para uma noite de Palm Springs. Mas, então, sair de pijama não era realmente prático em qualquer lugar.

Ela abriu o carro, e eu pisei cuidadosamente dentro, tendo que desviar de copos de papel de café vazio e questões antigas de Utne Reader. Tais condições confusas eram anátemas para a minha sensibilidade, mas elas eram a menor das minhas preocupações neste momento.

- Sra. Terwilliger, - eu disse, uma vez que estávamos dirigindo pelas ruas suburbanas. - O que está acontecendo? - Agora que estávamos fora do dormitório, eu esperava que ela começasse a falar com sentido. Eu não tinha esquecido o seu comentário de "vida ou morte" e estava começando a ficar nervosa.

Seus olhos estavam na estrada à nossa frente, e as linhas de preocupação marcou seu rosto angular.

- Eu preciso de você para lançar um feitiço.

Eu congelei enquanto eu tentava processar suas palavras. Não muito tempo atrás, essa proclamação teria me enviado em protestos e crises de repulsa. Não é que eu estava confortável com isso agora. Magia ainda me assustava. Sra. Terwilliger ensinou na minha escola particular, Amberwood Preparatório, ao dia e era uma bruxa à noite. Ela disse que eu também possuía uma afinidade natural para a magia e conseguiu me ensinar algumas magias, apesar dos meus melhores esforços para resistir. Eu tive algumas boas razões para querer evitar tudo o arcano. Além de crenças inatas sobre magia estar errado, eu simplesmente não queria ser pego em quaisquer assuntos mais sobrenaturais do que eu tinha que fazer. Eu já passei meus dias como parte de uma sociedade secreta que manteve o segredo dos vampiros do mundo humano. Isso e minha escola foram suficientes para manter alguém ocupado. No entanto, seu treinamento mágico tinha me tirado de algumas situações perigosas recentemente, então eu já não era tão rápido para rejeitá-lo. Então ela sugeria que eu executar magia não era a coisa mais estranha acontecendo aqui.

- Por que você precisa de mim para isso? - eu perguntei. Havia poucos carros, mas, ocasionalmente, passando faróis lançaria uma luz fantasmagórica em nosso carro. - Você é um milhão de vezes mais poderoso. Eu não posso lançar uma fração das coisas que você pode.

- O poder é uma coisa - ela admitiu. - Mas há outras limitações e fatores no trabalho aqui. Eu não posso lançar este feitiço em particular.

Eu cruzei meus braços e larguei para trás no assento. Se eu continuasse com foco sobre os aspectos práticos, eu poderia ignorar quão preocupada eu fui crescendo.

- E não poderia ter esperado até de manhã?

- Não, - disse ela gravemente. - Não podia.

Algo sobre o tom de sua voz enviou calafrios na minha espinha, e eu caí em silêncio enquanto continuamos o nosso percurso. Estávamos indo para fora da cidade e subúrbios, para as florestas do deserto verdadeiro. Quanto mais longe nós dirigimos de civilização, mais escuro se tornou. Uma vez que nós estávamos fora da estrada, não havia iluminação pública ou casas à vista. Arbustos espetados do deserto criavam formas escuras ao longo do lado da estrada que me fez lembrar animais agachados, prontos para atacar.
Não há ninguém aqui, pensei. E ninguém em Amberwood sabe que você está aqui também. Eu me mexi desconfortavelmente quando recordei sua pergunta virgem. Eu ia ser um sacrifício em algum ritual profano? Eu desejei que eu tivesse pensado em trazer o meu celular - não que eu poderia ter dito a minha organização, os Alquimistas, que eu estava gastando tanto tempo com um usuário de magia. E não é qualquer um mago-que estava me ensinando a se tornar um também. Melhor correr o risco de ser sacrificado do que enfrentar a ira dos Alquimistas. 

Vinte minutos depois, a Sra. Terwilliger finalmente puxou para uma parada ao longo do lado de uma estrada uma pista empoeirada-que parecia ser uma rota direta para lugar nenhum. Ela saiu do carro e fez sinal para eu fazer o mesmo. Estava mais frio aqui do que tinha estado em Amberwood. Olhando para o céu à noite, eu peguei a minha respiração. Livre das luzes da cidade, as estrelas estavam agora em pleno vigor. Eu podia ver a Via Láctea e as constelações uma dúzia geralmente escondidas a olho nu.

- Olhe as estrelas mais tarde. - disse ela secamente. - Precisamos nos apressar, antes que a lua progrida muito mais longe.

Um ritual de luar, um deserto estéril, o sacrifício de virgem. . . o que eu tolamente entrei? Sra. Terwilliger está empurrando-me para a magia que sempre me incomodou, mas eu nunca tinha pensado que ela representava uma ameaça. Agora eu me repreendi por ser tão ingênua.

Ela jogou uma mochila sobre um ombro e dirigiu-se em um trecho desolado de terra, cheia de pedras e vegetação rala. Mesmo com a brilhante exibição celeste não havia quantidade de luz aqui, ainda andava propositalmente, como se soubesse exatamente onde ela estava indo. Eu obedientemente a segui, estremecendo enquanto eu atravessava o chão rochoso. Minhas pantufas nunca tinha sido destinadas a esse tipo de terreno.

- Aqui, - ela disse, quando chegamos a uma pequena clareira. Ela cuidadosamente colocou a mochila e ajoelhou-se ao rifle através dele. - Isso vai fazer.

O deserto que era tão impiedosa no dia tornou-se frio à noite, mas eu ainda estava suando. Provavelmente a minha própria ansiedade tinha mais para fazer do que a temperatura ou os pijamas pesados. Eu prendi meu roupão com mais força, fazendo um nó perfeito. Eu encontrei esse tipo de detalhe e de rotina calmante. Sra. Terwilliger produziu um grande espelho oval com uma moldura de prata cortada em curvas. Ela colocou-o no meio da clareira, olhou para o céu e, em seguida, mudou o espelho um pouco. "Venha aqui, Srta. Melbourne." Ela apontou para um ponto à sua frente, do outro lado do espelho. "Sente-se e fique à vontade." Em Amberwood, eu fui com o nome de Sydney Melrose, em vez de meu único e verdadeiro, Sydney Sage. Sra. Terwilliger tinha chegado ao meu nome inventado errado no primeiro dia de aula, e, infelizmente, permaneceu. Segui suas instruções, não que eu poderia realmente obter todo o confortável aqui. Eu tinha certeza que eu poderia ouvir o animal de grande porte brigando na moita, e acrescentei "coiotes" para a minha lista mental de perigos que enfrentei aqui, logo abaixo de "uso mágico" e "falta de café".

- Agora, então. Vamos começar. - Sra. Terwilliger olhou para mim com olhos que eram escuros e assustadores na noite do deserto. - Você está usando qualquer coisa de metal? Você precisa tirá-lo.

- Não, eu-oh. Espera.

Eu cheguei ao meu pescoço e soltei uma corrente de ouro delicada que tinha uma pequena cruz. Eu tinha o colar há anos, mas recentemente havia dado a outra pessoa, para o conforto. Ele tinha dado de volta para mim recentemente, por meio de nosso amigo comum Jill Mastrano Dragomir. Mesmo agora, eu podia imaginar o olhar irritado em seu rosto enquanto ela invadiu a mim na escola e meteu a cruz na minha mão sem uma palavra. Eu olhei para a cruz agora como brilhava ao luar. Uma sensação incômoda brotou na boca do meu estômago enquanto eu pensava em Adrian, o cara que eu tinha dado a corrente. Eu tinha feito isso antes, que ele declarou seu amor por mim, algo que me pegou totalmente desprevenida, há algumas semanas. Mas talvez eu não deveria ter ficado tão surpresa. Quanto mais eu olhava para trás e eu fiz isso o tempo todo, mais eu comecei a lembrar sinais indicadores de que deveria ter me dado a dica de seus sentimentos. Eu apenas tinha estado cega demais para perceber no momento.

É claro que não teria importância se eu tivesse visto isso vindo ou não. Adrian era totalmente inadequado para mim, e não tinha nada a ver com seus muitos vícios ou descida potencial em insanidade. Adrian era um vampiro. Na verdade, ele era um Moroi - um dos bons, vampiros vivos - mas isso não fez diferença. Humanos e vampiros não podiam estar juntos. Este foi um ponto aos Moroi e Alquimistas que ficou com firmeza diante. Ainda era incrível para mim que Adrian tinha expressado esses sentimentos para mim. Era surpreendente que ele poderia até mesmo tê-los ou que ele teve a coragem de me beijar, mesmo que fosse um beijo que me deixou tonta e sem fôlego.

Eu tive que rejeitá-lo, é claro. Meu treinamento permitiria nada menos. Nossa situação aqui em Palm Springs forçou a nós dois para estar constantemente juntos em situações sociais, e que tinha sido difícil desde a sua declaração. Para mim, não foi apenas falta de jeito do nosso novo relacionamento. Eu. . . bem, eu sentia falta dele. Antes desta derrota, eu e ele éramos amigos e passamos muito tempo juntos. Eu tinha me acostumado a seu sorriso desdenhoso e as rápidas brincadeiras que sempre fluiu entre nós. Até essas coisas terem acabado, eu não tinha percebido o quanto eu confiei nelas. Como eu precisava delas. Eu me senti vazia por dentro. . . o que era ridículo, é claro. Por que eu deveria me importar tanto com um vampiro? Às vezes, me deixou com raiva. Por que ele tinha arruinado uma coisa tão boa entre nós? Por que ele me fez perder tanto dele? E o que ele esperava que eu fizesse? Ele tinha que ter sabido que era impossível para nós estarmos juntos. Eu não poderia ter sentimentos por ele. Eu não podia. Se tivesse vivido entre os Guardiões - um grupo de vampiros, humanos, e dhampirs não civilizados - talvez ele e eu pudéssemos ter. . . não. Mesmo se eu tivesse sentimentos por ele – e eu firmemente digo a mim mesmo que eu não tenho - seria errado para nós até mesmo considerar tal relação.

Agora, Adrian falou-me tão pouco quanto possível. E sempre, sempre, ele me olhou com um olhar assombrado em seus olhos verdes, uma que fez meu coração doer e-

- Ah! O que é isso?

Eu me contorci quando Sra. Terwilliger despejou uma tigela cheia de folhas e flores secas sobre a minha cabeça. Eu estava tão fixado na cruz e minhas memórias que eu não tinha visto chegando.

- Rosemary, - ela disse o assunto com naturalidade. - Hissopo. Anis. Não faça isso. - Eu tinha chegado para puxar algumas das folhas do meu cabelo. - Você precisa disto para o feitiço.

- Certo, - eu disse, voltando aos negócios. Eu coloquei a cruz cuidadosamente no chão, tentando limpar minha mente de verde, olhos verdes. "O feitiço que só eu posso fazer. Por que é isso de novo?

- Porque tem que ser feito por uma virgem, - explicou ela. Eu tentei não fazer uma careta. Suas palavras dão a entender que ela não era virgem, e mesmo que faz sentido para uma mulher de quarenta anos de idade, ele ainda não era um pensamento que eu queria passar muito tempo diante. - Isso, e a pessoa que estamos procurando protegeu-se de mim. Mas você? Ela não vai esperar.

Eu olhei para o espelho brilhante e compreendi. - Este é um feitiço de vidência. Por que não estamos fazendo o que eu fazia antes?

Não é que eu estava ansioso para repetir o feitiço. Eu tinha usado para encontrar alguém, e que tinha me envolvido olhando em uma tigela de água por horas. Ainda assim, agora que eu tinha feito isso, eu sabia que poderia fazê-lo novamente.

Além disso, eu não gosto da ideia de andar em um feitiço que eu não sabia nada. As palavras e as ervas eram uma coisa, mas o que mais ela poderia fazer de mim? Pôr em perigo a minha alma? Dar o meu sangue?

- Esse feitiço só funciona para alguém que você conhece, - explicou ela. - Este vai ajudá-lo a encontrar alguém que você nunca viu antes.

Eu fiz uma careta. Por mais que eu não gostava de magia, eu gostei de resolver problemas - e o quebra-cabeça que apresentou me intrigou.

- Como é que eu vou saber a quem procurar, então?

Sra. Terwilliger me entregou uma fotografia. Meus olhos tinham se ajustado para a escuridão, e eu olhei para o rosto de uma bela jovem. Houve uma notável semelhança entre ela e minha professora. Em vez de cabelos opacos e marrons da Sra. Terwilliger, o desta mulher era escuro, quase preto. Ela era também muito mais glamorosa vestida com um vestido de cetim preto noite que foi muito longe do traje de hippie habitual da Sra. Terwilliger. Apesar destas diferenças aparentes, as duas mulheres compartilhavam as mesmas altas maçãs do rosto e os olhos aquilinos.

Eu olhei de volta. - Ela está relacionada a você.

- Ela é minha irmã mais velha – Sra. Terwilliger confirmou, a voz notavelmente plana. Mais velha? Eu teria imaginado que esta mulher era pelo menos dez anos mais jovem.

- Ela está desaparecida? - eu perguntei. Quando eu tinha scried (não achei tradução) antes, tinha sido para encontrar um amigo sequestrado.

Os lábios da Sra. Terwilliger tremeram. - Não da maneira que você está pensando. Da mochila que nunca termina, ela produziu um livro de couro pequeno e abriu-o em uma página marcada. Esguichando onde ela indicou, eu poderia fazer manuscritas palavras latinas que descrevem o espelho e mistura de ervas que ela tinha jogado em mim. Depois disso foram as instruções sobre como usar a magia. Sem derramamento de sangue, felizmente.

- Parece muito simples - eu disse, desconfiada. Eu aprendi que feitiços que só tinham algumas etapas e componentes geralmente precisaria de muita energia mental. Eu tinha passado para fora do outro feitiço de vidência.

Ela assentiu com a cabeça, adivinhando meus pensamentos. - Ele tem um monte de foco - mais do que o último. Mas, tanto quanto você não quer ouvir isso, sua força cresceu o suficiente para que você provavelmente vai ter um tempo mais fácil do que antes.

Eu fiz uma carranca. Ela estava certa. Eu não queria ouvir isso.

Ou eu queria?

Parte de mim sabia que eu deveria recusar-se a ir junto com essa loucura. Outra parte de mim estava preocupada que ela me abandonasse no deserto, se eu não ajudasse. E ainda outra parte era insanamente curiosa para ver como isso tudo funciona.

Respirando fundo, recitei o encantamento do livro e, em seguida, coloquei a imagem no meio do espelho. Eu repeti o encantamento e removi a imagem. Inclinando-se para frente, eu olhava para a superfície brilhante, tentando limpar minha mente e me deixar se tornar um com a escuridão e a luz da lua. Um zumbido de energia corria através de mim, muito mais rapidamente do que eu esperava. Nada mudou no espelho de imediato, no entanto. Apenas o reflexo do meu olhou de volta para mim, a falta de iluminação entorpecer meu cabelo loiro, que parecia terrível tanto de dormir sobre ele e ter um monte de plantas secas penduradas em suas vertentes.

A energia continuou a construir em mim, crescendo surpreendentemente quente e estimulante. Fechei os olhos e afundei nela. Eu senti como se estivesse flutuando no luar, como se eu fosse o luar. Eu poderia ter ficado assim para sempre.

- Você vê alguma coisa?

A voz da Sra. Terwilliger era uma interrupção desagradável para meu estado de felicidade, mas eu obedientemente abri meus olhos e olhei para o espelho. Meu reflexo se foi. Uma névoa cinza prateado pendurado na frente de um prédio, mas eu sabia que a névoa não era física. Ela foi magicamente produzida, uma barreira mental para me impedir de ver a imagem que estava além dele. Reforçando a minha vontade, eu empurrei minha mente para passar, e depois de alguns momentos, a névoa quebrou.

- Eu vejo um edifício. - Minha voz ecoou estranhamente na noite. - Uma velha casa vitoriana. Vermelho escuro, com uma varanda tradicional coberta. Há arbustos de hortênsias em frente. Há um sinal também, mas eu não consigo ler.

- Você pode dizer onde a casa está? - A voz da minha professora parecia muito distante. - Olhe ao seu redor.

Tentei puxar para trás, para ampliar minha visão para além da casa. Demorou alguns momentos, mas aos poucos, a imagem garimpou para fora como se eu estivesse assistindo a um filme, revelando um bairro de casas vitorianas semelhantes, todas com varandas amplas e trepadeiras. Elas eram uma parte bonita, perfeita de história ambientada no mundo moderno.

- Nada exato - disse a ela. - Apenas algumas ruas residenciais singulares.

- Volte mais.

Eu fiz, e foi como se eu subia para o céu, olhando para baixo sobre o bairro como se eu fosse um pássaro subindo. As casas estendiam-se em mais bairros, o que deu lugar a áreas industriais e comerciais. Eu continuei voltando. As empresas tornaram-se mais e mais densamente. Mais ruas entrecruzadas entre elas. Os edifícios cresceram mais alto e mais alto, finalmente materializando em um horizonte familiar.

- Los Angeles - Eu disse. - A casa fica nos arredores de Los Angeles.

Eu ouvi uma ingestão aguda da respiração, seguida por:

- Obrigado, Miss Melbourne. Isso é tudo.

A mão de repente acenou por meu campo de visão, quebrando a imagem da cidade. Também foi quebrado o estado de euforia. Eu não era mais flutuante, não mais feito de luz. Eu desabei com a realidade, até a paisagem do deserto rochoso e meu pijama desconfortavelmente quente. Eu me senti exausto e trêmulo, como se eu fosse desmaiar. Sra. Terwilliger me entregou uma garrafa térmica de suco de laranja. Eu bebia avidamente, sentindo-se melhor como o açúcar bateu no meu sistema e me fortaleceu.

"Será que isso ajuda?" Eu perguntei, uma vez que eu tinha derrubado a garrafa térmica. A voz irritante dentro de mim começou a castigar sobre calorias, mas eu ignorei. - Era isso que você queria saber?

Sra. Terwilliger me deu um sorriso que não se estendem aos seus olhos. - Isso ajuda, sim. Foi isso o que eu queria? - Ela olhou para a distância. - Não, não exatamente. Eu estava esperando você citar alguma outra cidade. Alguma cidade muito, muito longe.

Peguei minha cruz e prendi de volta ao redor do meu pescoço. O objeto familiar trouxe uma sensação de normalidade depois do que eu tinha acabado de fazer. Ele também me fez sentir culpada, olhando para trás no alto de euforia que a magia tinha me dado. Os seres humanos não deveriam fazer mágica. Eles certamente não eram para se divertir. Correndo os dedos sobre a superfície da cruz, eu me peguei pensando em Adrian novamente. Teria ele já usado isso? Ou ele apenas manteve ao seu redor para dar sorte? Teve seus dedos traçando a forma da cruz de como os meus muitas vezes o fez?

Sra. Terwilliger começou a recolher suas coisas. Quando ela se levantou eu fiz o mesmo.

- O que isso significa exatamente, senhora? - Eu perguntei. - Que eu vi Los Angeles?

Eu a segui de volta para o carro, e ela não respondeu imediatamente. Quando o fez, sua voz era estranhamente triste.

- Isso significa que ela está muito mais perto do que eu gostaria. Isso significa também, se você quer ou não, você vai ter que trabalhar para melhorar suas habilidades mágicas muito, muito rapidamente.

Cheguei a um impasse. De repente, senti raiva. Já era o suficiente. Eu estava exausta e sofria tudo. Ela me arrastou para fora para aqui no meio da noite e agora tinha a pretensão de fazer uma declaração como essa, quando ela sabia como eu me sentia sobre magia?

Pior, suas palavras me assustaram. O que eu tenho a ver com isso? Este era o seu encanto, sua causa. No entanto, ela tinha dado a diretiva com tal força, tal certeza, que quase parecia que eu era a razão pela qual tinha vindo aqui a este terreno baldio.

- Senhora-, - eu comecei.

Sra. Terwilliger girou e inclinou-se para mim, de modo que havia apenas alguns centímetros entre nós. Engoli em seco, engolir as palavras que eu tinha sido ultrajada prestes a proferir. Eu nunca tinha visto seu olhar assim. Ela não era assustadora, não exatamente, mas havia uma intensidade que eu nunca tinha visto antes, muito diferente da habitual professora dispersa que eu conhecia. Ela também olhou. . . assustada.

Vida ou morte. 

- Sydney - disse ela, em uma rara utilização do meu nome em primeiro lugar. - Deixe-me assegurar-lhe que este não é um truque da minha parte. Você vai melhorar suas habilidades, quer você goste ou não. E não é porque eu sou cruel, não é porque eu estou tentando cumprir algum desejo egoísta. Não é mesmo, porque eu odeio ver você desperdiçar sua capacidade.

- Então, por quê? - Eu perguntei em voz baixa. - Por que eu preciso aprender mais?

O vento sussurrou em torno de nós, soprando algumas das folhas e flores secas do meu cabelo. As sombras que lançávamos assumiu uma sensação sinistra, e à luz da lua e das estrelas que pareciam tão divina antes, agora se sentia fria e dura.

- Porque, - Sra. Terwilliger disse. - É para sua própria proteção.

Um comentário:

  1. Caracoles!! Já catei o eboook desse livro em inglês e ainda não encontrei =// preciso ler ele ouwww Adrian <3 Sydney

    ResponderExcluir